Joaquim Maria Machado de Assis

O Bruxo do Cosme Velho

Fundador da Academia Brasileira de Letras e maior escritor brasileiro de todos os tempos

Primeiros Anos

Nascido em 21 de junho de 1839, no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis teve origem humilde. Filho de Francisco José de Assis, pintor de paredes mulato, e Maria Leopoldina Machado, açoriana, Machado perdeu a mãe muito cedo e foi criado pela madrasta, Maria Inês.

Apesar das dificuldades financeiras, o jovem Machado demonstrou desde cedo um apetite voraz pela leitura e pelo conhecimento. Autodidata, aprendeu francês e inglês, tendo acesso a grandes obras da literatura mundial.

Destaques do Período

  • Nascimento em família humilde
  • Perda precoce da mãe
  • Educação autodidata
  • Primeiros contatos com a literatura
Morro do Livramento no século XIX

Local de nascimento de Machado de Assis

Linha do Tempo

1839

Nascimento no Morro do Livramento

1849

Morte de sua mãe, Maria Leopoldina

1854

Publicação do primeiro poema 'Ela' no Periódico dos Pobres

Legado Imortal

Machado de Assis transcendeu seu tempo e suas origens humildes para se tornar o maior nome da literatura brasileira. Sua obra, caracterizada pela ironia refinada, análise psicológica profunda e inovações narrativas, continua atual e relevante. Fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, Machado estabeleceu os alicerces da literatura nacional moderna. Seus personagens complexos, como Capitu e Bentinho, habitam o imaginário brasileiro há mais de um século. Tradutor, crítico, poeta, contista e romancista, Machado dominou todos os gêneros literários com maestria incomparável, deixando um legado de mais de 200 contos, 9 romances, peças teatrais e centenas de crônicas.

Fundador da Academia Brasileira de Letras

Autor de mais de 200 contos

9 romances fundamentais

Introdutor do Realismo no Brasil

Influência em gerações de escritores